top of page
Apresentação de Slides Corporativo Preto e Amarelo (8).png

CURRÍCULO

Apresentação de Slides Corporativo Preto e Amarelo (2).png

Passos

Nome: Janaina Aparecida Passos Rosa Bento

Nome Artistico: Janayna Passos 

Formação: Atriz nascida no Teatro Biriba, Pedagoga ( 2016)  pós Graduada em Arte e Educação pela Uniasselvi 2020.

Àrea de Atuação: Atriz- Professora-Produtora-Diretora Executiva - Diretora Artísica

Data de Nascimento: 21-03-1979 

Experiência Profissional:

Conhecida por seu nome artístico Janayna Passos, é atriz, bailarina, coreógrafa e pedagoga e produtora executiva no Circo Teatro Biriba, companhia que herdou de seus pais, nascida na vida Itinerante do Teatro Biriba, hoje Circo Teatro Biriba, iniciou sua carreira nos palcos ainda criança como tradição de sua família circense teatral, interpretando personagens de acordo com sua faixa etária. Janaína é Pós-graduada em Arte e Educação pela Uniasselvi, onde também se graduou em Pedagogia 2016.

 

Com o Circo Teatro Biriba, atuou e atua por palcos circenses e palcos tradicionais como o Teatro Carlos Gomes (Blumenau/SC) e Teatro Fernanda Montenegro (Curitiba/PR). Em 2008, Janayna produziu seu primeiro espetáculo autoral, contemplado pelo Prêmio Carequinha Petrobrás Funarte compartilhando as experiências dos diretores do Circo Teatro Biriba e absorvendo a transmissão oral de saberes artístico-culturais vivenciados na estrada da arte itinerante. 

Em 2013 e 2014, dirigiu e produziu 04 espetáculos dentre eles Meu Ursinho Pimpão de Benedito Silvério de Camargo e Brincando de Teatro de Lea Benvenuto de Almeida ambos infantis que renderam sucesso ao Circo e entraram para o repertório. Coordenou por 10 anos o corpo de bailarinas do circo que apresentavam coreografias no Big Show, logo após as apresentações teatrais. 
 

Em 2018 atuou, produziu e co-dirigiu oito espetáculos, dentre eles quatro contemplados pelo Edital Elisabete Anderle 2017, categoria Teatro. Sua formação múltipla se dá ao fato de que, no Circo Teatro Itinerante, é muito comum um ator desempenhar diversos papéis em produções, característica singular da produção do Circo-Teatro itinerante. 

 

Em 2020 foi Contemplada Pelo Prêmio Respirarte Funarte na categoria Teatro com o espetáculo Digital Branca de Neve no Reino Virtual.  No estado protagonizou no ano de 2020 a Oficina de Circo Teatro em formato online que levou o título de As Mulheres da Minha vida pelo edital emergencial SCculturaemSuaCasa onde realizou diversas intervenções com mulheres de todo o Brasil através das vivências das mulheres atrizes de Circo Teatro. 

 

No ano de 2021 recebeu na lona do seu circo em Timbó, Santa Catarina, palhaços de todas as regiões do estado para o Primeiro encontro de Palhaços do Estado no Circo Teatro, Prêmio recebido pelo Edital Elisabete Anderle 2020 categoria artes populares, onde atuou como atriz produtora executiva e coordenadora do projeto de sua autoria. Durante todas as ações concomitantemente atuando no Circo Teatro Biriba diariamente nas temporadas da cia, que contemplaram nos últimos anos mais de 20 cidades Catarinenses.

 

Janayna desde seu nascimento em 1979 na cidade de Taió- Santa Catarina acompanha a vida itinerante e atua nas apresentaçoes, nasceu, cresceu, estudou em diversas escolas acompanhando as mudanças de cidade da cia. São mais de 200 temporadas em mais de cem cidades em que já atuou e morou com o circo ou pavilhão. 

 

Em 2024 estreou quatro espetáculos com narrativas voltadas ao universo feminino;  o projeto Renovação de Repertório premiado pelo edital Funarte retomada 2023, que trouxe a cena três mulheres protagonistas onde em cada peça uma mulher pode vencer suas próprias e a peça Uma Cama Para Três prêmio Elisabete Anderle 2023, categoria Artes Populares que trouxe a cena os desejos contidos pelas mulheres durante anos que agora afloraram desenfreadamente  espetáculos com protagonismo feminino incorporando personagens com temáticas desafiadoras enaltecendo a história da mulher no circo Teatro.

Qual dos três é meu filho (1).png
contemplados com dois  premios funarte repirarte.jpeg
Uma cama para três 01 (1).png
cartaz com foto Peça estreia em Penha 2021.jpeg
Projeto_Biriba_Cartaz.jpg
bottom of page