top of page

É atriz, bailarina e coreógrafa, nascida no Teatro Biriba, atuante em espetáculos teatrais desde a infância, com quatro anos interpretou a sua primeira protagonista Adriana do drama de Circo Teatro Lágrimas de Homem, texto que era frequentemente apresentado pelos palcos itinerantes, assim como a maioria dos textos apresentados em sua infância dos quais atuava representando papéis clássicos do teatro infantil e outros das peças de gênero drama que eram apresentados no Teatro Biriba na década de 80.

 

Apresentação de Slides Corporativo Preto e Amarelo (2).png

Passos

DSCN1279.jpg
DSCN1268 (1).jpg

Aos treze anos incorporou o casting “adulto” do Teatro Biriba apresentando as “mocinhas” das comédias e Dramas. Como era comum no estereótipo de algumas companhias, a mocinha, o galã, o Cínico, e a “mulher vamp” como definia diretora Suzy Passos para o perfil das mulheres Sedutoras. 

 

Como a Mocinha Janayna interpretou mais de quarenta personagens entre eles, Isaura do Drama; A escrava Isaura, Bernadete do drama Sacro A Canção de Bernadete, Isabel Cristina do Texto O direito de Nascer entre outros. 

Prêmio Elizabete Anderle 2018 Categoria Teatro, produziu e dirigiu em parceria com seu Irmão Cesar Rosa, quatro Dramas, O Sublime perdão de Amaral Gurgel, As Duas Órfãs de Paris de Irineu Adami, O Direito de Nascer Adaptação de Vilma Moreno e Silêncio eram Cinco Irmãos de Lourival Pereira. Onde atuou nos personagens que foram de sua avó fazendo um link com as memórias que registrou na infância.

jana-.jpg
DSC_2932.jpg
Foto Projeto 02.jpg
As mulheres da minha vida.jpg

​Na criação tem desenvolvido projetos de aprofundamento do sobre a Palhaçaria dentro do circo teatro, tendo produzido e escrito o espetáculo Palhaço Versátil, prêmio carequinha 2008, e o projeto Ser Palhaço prêmio Funarte Respirarte 2020 protagonizado por seu irmão Cesar Rosa o Palhaço Birita.

 

EM 2020 ministrou a oficina online As Mulheres da Minha Vida que compartilhou com mulheres de todo o Brasil as dinâmicas vividas pelas mulheres do circo Teatro, gerando o Espetáculo solo do mesmo título apresentado em formato online durante o período de isolamento social.


Idealizadora do Primeiro Encontro de Palhaços no Circo Teatro Biriba, o Projeto foi premiado pelo Edital Elisabete Anderle 2020 categoria artes Populares e trouxe para a lona do Circo Teatro palhaços de todas as regiões do estado de Santa Catarina num encontro de trocas artísticas e vivências sobre a palhaçaria.

Em 2024, estreou quatro espetáculos com narrativas voltadas ao universo feminino;  o projeto Renovação de Repertório premiado pelo edital Funarte retomada 2023, que trouxe a cena; três mulheres protagonistas onde em cada peça uma mulher pode vencer seus próprios desafios e a peça: Uma Cama Para Três prêmio Elisabete Anderle 2023, categoria Artes Populares que trouxe à cena os desejos contidos pelas mulheres durante anos. Que agora afloraram desenfreadamente espetáculos com protagonismo feminino incorporando personagens com temáticas desafiadoras enaltecendo a história da mulher no circo Teatro.

ALR01939 (1).jpg
AL1_1891 (1).jpg
AL1_2103 (1).jpg
WhatsApp Image 2024-10-28 at 23.15.11 (1).jpeg
TEATRO BIRBA_IMPRESSO 17-08.jpg
oficina.jpg
oficina 2.jpg

Formada em pedagogia (2016) e pós-graduada em arte e educação (2020) pela Uniasselvi tem se dedicado na realização de oficinas de Circo Teatro para estudantes e professores compartilhando traços verdadeiros sobre os costumes e tradições do circo teatro itinerante.    

bottom of page